The Mentalist / Review–S06E08 / Red John

A pergunta que circula há 6 temporadas – Who Is Red John? – , enfim foi respondida; para o bem ou para o mal. Pena que no geral decepcionou! E agora que rumo a série irá tomar?

image

Confesso que essa é a review mais difícil de todas… Não porque eu tenha errado meus palpites, mas porque a revelação da identidade de Red John foi deveras frustrante. O xerife Mcallister, sério? Caro Bruno Heller, sem dúvida teria sido bem mais interessante ter encerrado tal plot antes e ter criado outros inimigos astutos para Jane e companhia. E olha que falo isso, sem pertencer ao grupo de fãs que endeusava o RJ. Mas alguém se sentiu satisfeito com um serial Killer até então mostrado como muito inteligente e sádico; além de ser um babaca como o xerife, morrer implorando por sua vida?

Concordo com comentários que vi, de que um Red John a altura do mostrado desde o início da série, no mínimo, provocaria o mentalista até o fim, mesmo enquanto estivesse sendo estrangulado. E como assim ele não achou estranho se encontrar com Jane no cemitério onde a família dele estava enterrada? Como após temporadas de passos à frente do protagonista se deixou pegar por uma tatuagem e por ter contratado uma detetive particular amadora? E os furos da história? RJ era líder da Associação Blake? Era a própria associação? Como Brett Stiles não reconhecera um ex-membro da Visualize?

E não para por aí. Alguém consegue imaginar a Lorelai ou quem quer que seja seguindo ao xerife Mcallister como a um Messias, assim como os demais seguidores mostrados até então? E a lista dos 7 suspeitos? Como se chegou até essa “bendita” lista? Na falta de bom senso para explicar isso, coloca-se Patrick Jane se lixando para tal informação e fica a dúvida no ar…E mais ridículo ainda, antes de morrer, Red John dá a entender que saberia da lista devido a poderes psíquicos… Sério isso BH? Tá de sacanagem?

Bom, pelo menos dei umas risadas quando Jane ludibriou os agentes do FBI ao seu encalce. Igualmente gostei de ver os demais membros da CBI se aliando para defender o protagonista do agente Abbott que pretendia prendê-lo. Aliás, qual é a desse cara? Ah sim, Patrick enfim teve sua vingança. Desarmou o arqui-inimigo aproveitando-se de seu medo por pássaros e depois de uma correria o alcançou e conforme dito acima, o estrangulou. Na cena final, liga para Teresa Lisbon como quem se despede antes de fugir. Será que ele vai ser encarado como um fugitivo  fora da lei?

E vocês, também se sentiram decepcionados com a revelação? Fiquem a vontade para me contestar!

Só nos resta esperar os novos rumos que The Mentalist irá tomar. Até porque como sempre aleguei, assisto a série pelo Jane e, espero que se dê uma boa repaginada nela. Assim como que BH arrume alguém competente para ajudá-lo com os roteiros, caso esteja dando sinais de cansaço. Aguardemos! E a quem não desistir de acompanhá-la, até a próxima review!

Observações:

  • Timothy Carter, este sim, daria um excelente Red John! Mais coerente com o mostrado sobre o serial-killer desde o início da série. Antes tivesse sido ele, naquele episódio épico da season finale da terceira temporada e que se tivesse criado outro inimigo;
  • O próprio Bertram, Haffner , agente Smith e Kirkland, da tal lista, teriam sido melhores como Red John;
  • Há teorias circulando de que o xerife seria, outra vez, um RJ fake. Porém, por mais que tenha odiado a revelação dele como o serial-killer, não me agradaria se tal for verdade, porque é inegável que se prolongou por demais em tal plot e assim acabou-se perdendo o foco e a lógica, então não, prolongá-lo ainda mais, por obséquio, não!
  • E sim, vontade de socar Bruno Heller permanece firme e forte, para dizer o mínimo!

19 Comments

  1. Eu concordo com tudo que você disse, embora você tenha limado o pobre do Partridge da sua lista de Red Johns melhores que o McAllister hahahahahahahahaha

    Eu não vou dizer que achei esse episódio horrível, porque achei um pouquinho pior que isso hahahahaha

    Só rindo mesmo. Muita coisa mal-explicada e muita coisa não-explicada também, mas não vou focar nisso, pois não quero parecer um hater da série insatisfeito com o desfecho.

    Eu gostei de uma coisa desse episódio: a explicação para a explosão. Digo isso não porque ela foi genial, mas porque foi plausível — explicou como o Haffner e o Stiles ficaram em pedaços e os outros saíram praticamente ilesos, embora todos estivessem a cinco metros de distância um dos outros, e também como o McAllister teve tempo de colocar o corpo dele no local para forjar a própria morte — e teve o seu twist — o que parecia um tiro, era na verdade uma bomba sonora.

    PS¹: Apesar de não ter gostado do personagem escolhido para ser o Red John (ele era meu oitavo preferido dos sete), das más explicações e das faltas de explicação, eu espero que esse plot tenha terminado de vez. Chega de Red John. Se tivesse terminado no Timothy Carter teria sido muito melhor.

    PS²: Que os discípulos do Red John não voltem para ressuscitar o plot, ouviu tiazinha que fugiu do cemitério?

    PS³: O que será que está criptografado naquele pendrive do Bertram? O nome dos membros da Associação Blake? Será que eles descobrirão ali um novo vilão para o season finale (e talvez series finale)?

    1. Gostei particularmente do seus PS1 e PS2, o 3 seria boa ideia desde que bem desenvolvido se for só p/ os membros caçarem Jane pq ele matou o cabeça, vai ser podre tb. Rs eu nunca curti o Partridge como candidato a RJ e nunca escondi isso, p/ mim ele é só uma opção menos ruim do que o Mcallister

  2. Lilly, eu assisti o episódio no Domingo em inglês. Vi legendado em português e ainda baixei o episódio “Red John”. Infelizmente com o vazamento das imagens na internet, não foi surpresa pra mim que o Sheriff McAllister era Red John. Sinceramente, eu fiquei decepcionada com isso. Bertram e Haffner sempre foram os meus principais suspeitos. E eu preferia que Haffner fosse Red John! E você pode perceber que muitas perguntas ficaram sem respostas. É por isso que acredito que o caso RJ não terminou de verdade. Olha um exemplo: O que tinha na lista encontrada no pen-drive? E como você mesmo escreveu na Review, e como Red John descobriu a lista dos 7 suspeitos? Ele antes de morrer disse que tinha poderes psíquicos, será mesmo? E eu não me conformo com a morte de Stiles e Haffner. Eles apareceram mais na série, do que McAllister, como pode isso?

    Lembra que Lorelei disse pra Lisbon que tinha escutado muito sobre ela ( com certeza Red John falou de Lisbon pra Lorelei.). E no episódio “The Desert Rose”, Red John deixa a sua marca no rosto de Lisbon. Por quê? A minha teoria que Haffner era Red John e teria marcado o rosto de Lisbon, porque ela poderia ser uma próxima vitima foi jogada no fundo do poço. Triste isso!

    E concordo como é que Bret Stiles não sabia que McAllister foi da Visualize?

    Eu não sei o que se passa na mente de Heller. Ele estudou na mesma escola de Chris Carter ( Arquivo X).

    E a Associação Blake? Sinto que tem muita história ainda no caminho.

    Muito estranho! Red John pedindo pra Jane não mata-lo? Heller bebeu quando escreveu essa cena?

    Eu continuo acreditando que Heller está escondendo alguma carta na manga, e ainda vai nos surpreender. Eu espero que sim!

    Fiquei indignada com a cena final. INDIGNADA! Como é que Lisbon não conseguiu falar com Jane no celular? Seria uma ótima cena.

    Os atores da série foram brilhantes no episódio. O que foi Robin Tunney? Poderosa! Lisbon demostrou todo o seu amor por Jane no episódio. Ela emprestou a arma, e até o carro pra Jane. Gente, é muito amor!

    E agora vai passar 2 anos na série. Meu coração Jisbon batendo mais forte com as informações sobre os próximos episódios. Sinto que Bruno Heller está se rendendo a Força Jisbon!

    Pelo amooooor de Jisbon! Vamos aguardar o episódio “My Blue Heaven” agora.

    1. Amiga só concordo com vc se BH surpreender e mto bem surpreendido. Justo pq me decepcionei quero que esse plot, apesar de deveras decepcionante tenha chegado ao fim. Mas vejamos a que rumo a série se encaminhará!

  3. Lilly, você leu as entrevistas do Heller sobre o episódio? Pelas respostas dele, parece que ele meio que “odiava” o Red John. Estou até achando que ele sabotou o plot de sacanagem. Ah, e ele admitiu que não sabia quem era o Red John desde o começo e decidiu apenas nos últimos momentos, então nem adianta tentarmos encaixar as pistas.

    1. Como disse merece um soco. Outra, é tão tapado que não viu que com o que fez, de certa forma desmereceu foi o Jane. Ou então ele fumou umas…

      1. Sim, pelo que eu percebi das entrevistas ele estava de saco cheio do Red John e de as pessoas darem tanto crédito ao Red John pelo “sucesso” da série. Parece que ele queria fazer o público “odiar” esse plot e por isso apresentou o Red John de forma patética assim provavelmente ninguém mais vai dizer que via The Mentalist por causa do Red John.

        Sendo assim, esse plot acabou de vez MESMO, embora se admita a possibilidade de um seguidor (ou seguidora) do Red John voltar no futuro.

        PS: O Heller admitiu a possibilidade de o Red John ser um vidente e falou que as explicações são legais para internet, mas não para um programa de TV semanal. Ou seja, desculpa esfarrapada por não saber dar as respostas que devia. Quero morrer hahahahaha

  4. Sou da paz mas se vir esse imbecil que se cuide… Olha só, eu tb odiava qdo via pessoas falando como se o principal fosse RJ, como se ele fosse um Deus, assim como odiava qdo metiam o pau em episódios que nem sequer citavam RJ e minha concordância com BH para por aí. Eu responderia a isso, fazendo um episódio épico em que RJ seria alguém mais plausível e hiper- esperto porém falível, que no fim, tanto quanto Moriarty, se mostraria não mais esperto que Sherlock, nesse caso o Jane. Sinceramente se ela pensa da exata forma que vc entendeu, ele ainda por cima é burro, pq isso não vai fazer as pessoas odiarem RJ mas sim o desfecho dado a tal plot e a série e ao contrário do que está anta supõe, quem curtia só RJ vai é parar de ver a série ou continuar vendo-a já de extrema má vontade com desfecho tão patético!

  5. #xatiadésima…como.todos…Bom….Tudoja foi falado na Review e nos comentarios da mesma…Agora me digam….O caçado agora sera Janne…?CBI acabou?…E o.pessoal que trabalhava na CBI serao transferidos cada um em algum lugar? Nossa eu to chocadissima!!!Janne matando Red e saindo fora deixando Lisbon Vampelt Rigsby e Choo com a batata quente nas maos?Depois de tudo que fizeram Pelo Janne??Esse nao e o nosso Patrick…Se BH odiava tanto Red…A impressao que me deu fou totalmente ao contrario…Pq ele acabou com Janne…Nem vou falar dessa identidade imbecil se Re Jhon…Bom so quero ver esse proximo episodio…Ou alem de tudo entrou em Hellatus??????
    Aguardemos…

  6. Sou mais extremo… Péssimo episódio… Jane estrangulando o VILÃO da série, que me fez ficar horas e horas assistindo TM por esse momento e eu nem aí, como se fosse um ep normal … Sinceramente eu espero que no fim de “my blue heaven” esteja o corpo de alguem com o RJ smile na parede… Não consigo acreditar que o Vilão da série é este Xerife meia tigela.

    1. Mas p/ mim o pior foi o xerife ser Red John, pq Jane matá-lo era fato! Ainda acho que após a season finale da terceira temporada deveria ter se encerrado o plot do Red John e se criado outro inimigo para o Jane. Porém entendo sua decepção porque do jeito que a coisa se deu, Bruno Heller não só desmereceu o RJ como também o Jane. Obrigada por comentar!

    1. Obrigada Brenno! Fico feliz com a notícia. Só espero que dêem um bom novo rumo a série! Tomara! Pq de uma série até então ótima, o Bruno Heller fez uma avacalhação com este último episódio!

  7. Acho q esse RJ tbm é fake, infelizmente vai protelar um pouco mais. Eu sempre desconfiei do Minelli; ainda acho q seja ele, pois foi muito inusitada e suspeita a maneira como ele autorizou o Jane a ter acesso as infos e a participar das investigações. Não me lembro qual foi, mas teve um episodio na temp. 5 mostrando como o Jane começou a trabalhar com a Lisbon, após esse episódio só aumentou minha desconfiança sobre o Minelli.

    1. Respeito a opinião, porém acho que não e que o plot Red John já teve seu encerramento! A série entra numa nova fase que, particularmente estou gostando e vc?

  8. anos depois desse episódio, tô eu aqui, que acabei de ver ele, muito chateada! acho que nem vou assistir o resto da temporada e a sétima, por falta de interesse! desperdiçar tanto tempo numa série, esperando um momento mais épico que o fim da terceira temporada. pra isso… afinal, eles realmente deixaram as expectativas muito altas! pior fechamento possível pra uma série :/

    1. Sim é decepcionante, nem discordo Hellen. Mas se não via a série única e exclusivamente por Red John, siga vendo sim, sobretudo a sétima, temporada ótima, eu recomendo.

  9. Li uma crítica que dizia como é q
    A Lorelei se envolveria com um velhos desses?! As pessoas já viram líderes de seitas, como : Mason ou Warren Jeffs ?! Vc olha e pensa como as pessoas se deixaram levar por esses homens ?! Onde está o carisma para dominar tanta gente ?! E a especialista explica que eles são carismáticos aos olhos de seus seguidores q para nós n tem como entendermos. Eu tb tinha ficado com raiva há anos atrás, mas agora vendo séries sobre seitas n me admiro mais, é plausível sim. E ele saber da lista devido a poderes psíquicos, isso eu li em outra crítica q tb seria possível pq a série lida o tempo todo com isso de ser ou n real os poderes da Kristina Fryer (q ficou s explicação ) e do Rj tb. E ele pedir para n morrer já se viu em outros séries q as vezes fazem isso para o oponente baixar a guarda e ele poder contra-atacar , como n chegou a isso, parece meio sem sentido p alguns 🤷🏽‍♀️

    1. Verdade, eu vi uns documentários no Discovery ID sobre seitas, e de fato é difícil de explicar porque certos tipos exercem fascínio e carisma perante outras. Sobre os poderes psíquicos, já penso que a série começa naquela dúvida: seriam reais ou não, mas no decorrer da série dá a entender que tais são engodo, e “dons” como do próprio Jane se dão a uma peculiar capacidade de observação, entender linguagem não verbal/ corporal dos outros, e ser craque na manipulação/ persuasão ou como chamam: mentalismo; tem até livros a respeito, ficando algo meio mal explicado, deveras, os poderes da Cristina

Deixe um comentário